Tal como afirmei no post anterior, entre os dias 28 de Dezembro e 1 de Janeiro deste ano, tive a oportunidade de participar na 36ª Peregrinação de Confiança promovida pela Comunidade de Taizé.
A cidade escolhida foi Estrasburgo, na zona fronteiriça entre a França e a Alemanha.
Apesar de ser já o quinto encontro (quatro europeus e um ibérico), este encontro teve algumas particularidades.
Desde logo, os participantes (e eu incluído) não sabiam se a sua família de acolhimento seria do lado francês ou do lado alemão.
No meu caso particular, a paróquia que me acolheu foi do lado alemão. No caso mais concrecto S. José de Onsbach e a simpática família Boschert.
Os momentos altos deste encontro foram as várias orações.
Para mim são momentos bastante importantes na medida em que permite reflectir sobre a nossa vida e encontrar respostas para os problemas da nossa vida.
Por outro lado rezar no mesmo espaço e com tanta gente de países diferentes e origens cristãs é, a meu ver, um dos "segredos" do sucesso que a Comunidade de Taizé tem (e espero que continue a ter) junto dos mais (e também menos) jovens.
Uma das particularidades deste encontro foi o facto de famílias muçulmanas e judias se terem querido associar ao encontro, tornando-se família de acolhimento.
Que Deus abençoe todas as famílias de acolhimento é o meu maior desejo.
Na altura em que vivemos actualmente, penso que não é nada fácil acolher um desconhecido.
Parabéns aos voluntários que tornaram o encontro ainda mais agradável.
Por fim viva a Comunidade de Taizé.
Para o ano... Praga, capital da República Checa, espera-nos para a 37ª Peregrinação de Confiança na Terra.