sábado, 29 de agosto de 2009

Férias


Porque todos direito a isso, não acham?
Estou de volta no dia 6 de Setembro

Exposição

O Núcleo de Matosinhos da Amnistia Internacional, a Câmara de Matosinhos e a FERCO Portugal são as entidades promotoras da exposição “A liberdade é um risco” que será inaugurada no próximo dia 5 de Setembro (sábado) no Teatro Constantino Nery, em Matosinhos.

A cerimónia terá lugar a partir das 17 horas.

O programa incluiu a intervenção dos responsáveis pelas três instituições e um momento musical a cargo de Manuel Freire.

Durante a abertura da exposição “A liberdade é um risco”, estarão presentes caricaturistas, disponíveis para fazer caricaturas dos visitantes que o desejarem.Refira-se que esta é a segunda apresentação em público desta exposição. A primeira aconteceu em Lisboa e teve como objectivo assinalar o Dia da Liberdade de Expressão.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O que é Nacional...

Parabéns ao Nacional da Madeira.

Possivelmente ninguém contava que esta equipa conseguisse ultrapassar o Zenit de São Petesburgo.


Mas as gentes da Madeira são assim.


Só lamento a atitude do Presidente do Clube Desportivo Nacional da Madeira, Rui Alves, que continua a impossibilitar as televisões de filmarem gratuitamente os jogos que se realizem no seu estádio.
Pense melhor, Sr. Presidente...

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Votar... perto de casa


Sempre pensei que para se exercer o direito de voto em qualquer acto eleitoral nos deviamos deslocar às secções de voto designadas pela respectiva junta de freguesia.

Até ontem não tinha nenhum exemplo que fosse uma contradição.

No entanto, e como é costume dizer-se, há sempre excepções à regra.

Tudo aconteceu na freguesia de Campo, do concelho de Viseu.

Cerca de 200 eleitores da freguesia chegaram à conclusão de que poderão votar na freguesia da sua residência, mas numa outra, segundo a TSF, bem longe da sua residência.

Esperamos que o problema se resolva rapidamente.

Caso contrário, o número de eleitores que se vão abster será concerteza muito maior do que o normal.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Fotógrafo sofre...


Ser fotógrafo ou fotojornalista é, pelos vistos uma profissão de risco, pelo menos em Portugal.

Que o diga o José do Carmo, fotojornalista do "Jornal de Notícias" que, ontem, foi atropelado por uma viatura que transportava o presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa.
Mais grave do que atropelamento é o facto do motorista do Sr. Pinto da Costa não ter parado quando a polícia lhe fez sinal para o fazer.
Algum tempo depois, a SAD do FC do Porto veio, em comunicado, pedir desculpa.
É lamentável.
As melhoras Carmo.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Candidatos "despertaram"


Depois de Narciso Miranda, também Maria José Azevedo conseguiu que o Tribunal de Valongo lhe permitisse usar um símbolo próprio em vez de um número da numeração romana, conforme determina a legislação em vigor.
A antiga jornalista da RTP, que foi minha professora da Disciplina de Teorias de Comunicação Social da Escola Superior de Jornalismo do Porto e antiga vereadora da Câmara Municipal do Porto no tempo de Fernando Gomes, é candidata independente ao munícipio de Valongo, actualmente liderado por Fernando Melo do PSD.
Uma vez mais a justiça fez-se...

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Cuidado com o Braga

O início do campeonato de futebol da 1ª divisão é, a maior parte das vezes, recheada com algumas surpresas.

Quando escrevo este texto apenas falta disputar um jogo para que a segunda jornada da época 2009/2010 termine.

No entanto penso que, apesar disso, o primeiro lugar não deverá ser diferente do que resulta dos jogos de ontem. Ou seja, o primeiro lugar é, pelo menos para já, do Sporting de Braga.

Será que isto não é mais do que um entusiasmo de inicio de campeonato? Logo se verá...

O "meu" FCP não está mau, com uma vitória e um empate.

Agora é preciso continuar na mesma senda de vitória.

Quanto ao Sporting, acho que deve continuar no bom caminho... ou seja no da derrota. E já agora o Benfica também lhe deveria seguir as pisadas.

domingo, 23 de agosto de 2009

Adeus. Sr. Professor

Pois é o Menino Tonecas (Luís Aleluia) vai mudar de professor no próximo ano lectivo.

Esta foi a forma menos pesarosa de vos dizer que Portugal perdeu um dos seus bons actores.

Morais e Castro era advogado, militante do Partido Comunista Português, mas foi no teatro que se tornou mais conhecido.

Na década de 90, o actor ficou conhecido como sendo o paciente professor da classe onde pontuava o actor Luís Aleluia, ou seja o Menino Tonecas. Falamos é claro da série "As lições do Tonecas".

É caso para dizer: Até sempre sr. professor...

sábado, 22 de agosto de 2009

Sugestão


Uma vez mais a Junta de Freguesia de Custóias (Matosinhos) promove, desde ontem (sexta-feira) e até à próxima quinta-feira (dia 26 de Agosto), a já tradicional Feira dos Moços.

A iniciativa realiza-se no Largo do Souto, ao lado da sede da Junta de Freguesia de Custóias.
O local foi escolhido por ser aqui que, até há 60 anos, os senhores das grandes quintas vinham ali para escolherem as pessoas que iam fazer as colheitas e as sementeiras.
Por estes dias há animação, feira de artesanato e tasquinhas das várias associações da freguesia e igualmente da Senhora da Hora.
Fica a sugestão para quem quiser visitar Custóias por estes dias.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Faça-se justiça


Narciso Miranda chamou, ontem, os jornalistas para dar a conhecer uma decisão judicial que lhe era favorável.
Falo é claro da possibilidade que este vai ter de utilizar um símbolo nos boletins de votos por contraste à legislação que impunha que o "símbolo" fosse um número romano a ser sorteado no Tribunal, neste caso, de Matosinhos.
Parece-me que a justiça está feita, tendo em conta a igualdade entre candidaturas. Se um partido tem um símbolo, porque é que uma candidatura independente não tem o mesmo direito?
Os partidos tradicionais parecem é ter medo disto.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Políticos à portuguesa...

Férias??? Deviam ser para sempre....

Quem não vai para este sítio passar férias para este local sou eu.

Senhores políticos fiquem por aí e não voltem.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Para onde?


O MMS (Movimento Mérito e Sociedade) surgiu, nas ruas do nosso País, com um cartaz em que pretendia mandar os líderes dos principais partidos existentes em Portugal para a Conchichina.
Estou de acordo sim que os devemos mandar para um sitio sem retorno.
Penso que todos os Portugueses estão fartos de políticos sem ideias novas, já que mesmo os mais novo em idade insistem em manter em ideias velhas.
Mas que raio... que culpa em conchichinenses de um grupo de políticos que não sabem fazer outra coisa que não olhar para o seu próprio umbigo?
Por isso, meus caros membros do MMS eu sugiro que os mandemos para um planeta que todos saibamos que não vive lá ninguém.
Sim porque na Lua já andam todos eles...
Exigimos, no entanto, que a viagem só tenha um sentido: o de ida...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Notícia estranha


Esta notícia vinha publicada na edição do "Jornal de Noticias" de ontem, dia 17 de Agosto de 2009.

Acho que o texto fala por si... Se quiserem comentem

Detida 37 vezes a guiar sem carta
A história de... Cristina Araújo, antiga feirante

CARINA FONSECA
Já cumpriu pena de prisão por guiar automóvel sem estar habilitada para o fazer. Chegou ir a tribunal ao sábado e à segunda pela mesma infracção. Segunda-feira passada, foi detida pela 37.ª vez...
Cristina Araújo tem 48 anos e anda ao volante, há mais de 20, sem carta de condução. A antiga vendedora ambulante, residente no Bairro da Rosa, em Coimbra, bem tenta tirá-la, mas já reprovou nove vezes no exame de código e o dinheiro escasseia. Na última segunda-feira, foi detida, pela GNR de Cantanhede, por conduzir sem habilitação legal para o efeito... pela 37ª vez. "Sabia que estava errado, mas roubar eu não ia!", conta, ao JN, Cristina Araújo, que esteve presa, entre 2005 e 2008, pela insistência em fazer-se à estrada. Mesmo assim, não perde o sentido de humor: "Cheguei a ser julgada duas vezes por semana: ao sábado e à segunda-feira. Os juízes já estavam fartos de ver a minha cara! O advogado dizia que eu nem ao sábado o deixava dormir". Até 2005, Cristina, divorciada e mãe de três filhos, não desistiu de tirar a carta de condução e canalizou todas as economias para esse fim. Mas, um dia antes de ir novamente a exame - logo quando ela "tinha a certeza" de que ia passar -, voltou a ser detida e o juiz não perdoou. Ordenou pena de prisão.
As abordagens das autoridades deram-se, quase sempre, em trabalho. Inicialmente, Cristina vendia fruta de terra em terra. Depois, improvisou um café numa caravana, que estacionou em frente ao prédio onde mora, para evitar a estrada. Mas até quando ia abastecer-se era apanhada. Se pegava no carro "era pelos filhos". "Não tinha ninguém que me levasse", justifica.
Este ano, a Câmara Municipal pôs fim ao negócio. Segundo o vereador da Habitação, Gouveia Monteiro, a caravana estava estacionada num sítio onde tal não é permitido. "[Cristina Araújo] pode praticar a venda ambulante, mas tem de cumprir regras: não pode vender em qualquer sítio da cidade, nem conduzir sem ter carta", observa.
Cristina conduz desde os 25 anos. Aprendeu, sozinha, "no mato", e gaba-se de nunca ter tido um acidente de viação. "Conduzo melhor do que muita gente que anda para aí!", diz, sorridente. Não que esteja numa fase boa da vida. Sem sustento e a aguardar o desenrolar de mais dois processos por condução ilegal, lamenta que as aparições na comunicação social ainda não lhe tenham rendido ajudas concretas.
Ironicamente, nesta segunda-feira, quando foi apanhada outra vez ao volante, "ia para a escola de condução pedir novo exame de código".

domingo, 16 de agosto de 2009

Como é?

Numa entrevista publicada na edição desta semana do Semanário Expresso, Ferro Rodrigues, antigo secretário-geral do Partido Socialista, afirmou que, em caso do PS não ter maioria absoluta, deveria fazer uma coligação com o PCP/CDU ou com o Bloco de Esquerda.

Em primeiro lugar, parece-me que ele está longe da realidade portuguesa.

O PS, quanto a mim, não deverá ganhar as eleições do próximo mês de Setembro e portanto esta questão não deverá colocar.

Mas opiniões.... todos temos direito a elas.

Mal estaria Portugal se fosse governado com o pensamento da CDU ou mesmo do Bloco de Esquerda.

A não haver uma maioria absoluta, a solução passa, a meu ver, por um entedimento, sim, entre o PS e o PSD.

sábado, 15 de agosto de 2009

Flores para Manuela


A Manuela Ferreira Leite continua na sua senda... cada vez mais sozinha.

Desta vez foi o Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Moita Flores, a deixar ficar mal a líder do partido ao serviço do qual, ainda que como independente, foi eleito para dirigir os destinos da autarquia scalabitana.

Uma vez mais, o problema está na escolha das pessoas que vão constituir as listas candidatas às eleições do próximo dia 27 de Setembro.

O Dr. Moita Flores ameaça não votar no PSD no mesmo acto eleitoral.

Era bom que, há custa das trapalhadas das escolhas de Manuela Ferreira Leite, outras pessoas seguissem o mesmo exemplo.

Claro que o PSD, ou melhor dizendo o seu vice-presidente José Pedro Aguiar Branco, não pensa o mesmo.

Uma vez mais a líder, Manuela Ferreira Leite, remeteu-se ao silêncio.

Já estamos habituados...

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Monarquia...


A Bandeira da Monarquia Portuguesa esteve hasteada, no último fim-de-semana, na Câmara de Lisboa.
Desta forma, e poucos meses da República assinalar 100 anos, chamou-se a atenção para a possibilidade de Portugal voltar uma monarquia.
Devo dizer-vos que sou republicano e não gostaria que Portugal voltasse a ser uma Monarquia.
No entanto, estou de acordo com o monárquicos quando estes dizem que deveria haver um referendo sobre esta questão.
Possivelmente, e por experiências anteriores, mais de metade da população não iria às urnas e portanto o referendo iria ficar sem efeito.
Quanto à actividade do último fim-de-semana, parabéns ao Blog 31 da Armada por ter conseguido levar a efeito esta actividade.
Também se chamou a atenção para o facto da PSP não ter conseguido detectar os "intrusos", pois, segundo se sabe, passaram por várias esquadras.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Schumi não regressa...

Os actuais pilotos de Fórmula 1 podem estar um pouco mais descansados.

O anunciado regresso de Michael Schumacher às pistas foi adiado. Pelo menos para já...

O antigo campeão do mundo deveria substituir Filipe Massa, piloto brasileiro da Ferrari que sofreu, recentemente, um acidente no Grande Prémio de Fórmula 1 da Hungria.

Luca Badoer, actual piloto de testes da escudaria italiana, será o substituto de Filipe Massa na próxima competição.

Quanto a "Schumi", desejamo-lhes as melhoras...

Nota - A título de curiosidade, este é 100º post deste blog.




terça-feira, 11 de agosto de 2009

18 mil assinaturas


Afinal Narciso Miranda conseguiu as assinaturas necessárias para apresentar candidaturas indepedentens aos vários órgãos autárquicos de Matosinhos.

Aliás foram mais do que as exigidas por lei.

Parabéns Narciso Miranda por ter conseguido tal facto. Sinceramente pensei que fosse impossível angariar tanta assinatura em tão pouco tempo.

Para mim, como jornalista, a presença de 12 novas candidaturas terá como consequência mais trabalho.

Mas a vida é mesmo assim.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Mais um

Pois é, meus amigos, o meu FCP ganhou mais um título.

Sim sou portista... Algum problema nisso?

Os adeptos de outros clubes se quiserem que roam as unhas....

Porque a Supertaça Cândido de Oliveira vai ser o primeiro dos muitos títulos da época desportiva 2009/2010.

domingo, 9 de agosto de 2009

Paraquedistas da Política


Os partidos políticos devem pensar que os Portugueses são PARVOS e não percebem as "jogatinas" que existem por aí.
Vem tudo isto a propósito das listas que os vários partidos vão apresentar às Eleições Legislativas do próximo mês de Setembro.
Já tinhamos ouvido falar de paraquedistas da política que saltam do seu distrito de origem para um outro onde perfeitamente desconhecidos.
Um mapa de Portugal recentemente publicado pelo "Jornal de Notícias" dá conta disso mesmo.
Alguns exemplos:
- Miguel Frasquilho - candidato do PSD no Distrito do Porto sem que se conheça qualquer ligação ao distrito;
- Couto dos Santos - candidato do PSD em Aveiro sem que se conheça qualquer ligação ao distrito;
- Ana Jorge - actual Ministra da Saúde e candidata nas listas do PS no Distrito da Coimbra, área do País a que não tem, ao que parece, qualquer ligação;
- Luís Amado - actual Ministro dos Negócios Estrangeiros e candidato do PS em Leiria, sem ligação ao distrito;
- João Soares - antigo presidente da Câmara de Lisboa e candidato socialista em Faro, sem ligação ao distrito (eventualmente local de férias);
Este são apenas alguns dos (maus) exemplos.
Mas há mais curiosidades...Filho de peixe sabe nadar:
- Luís Filipe Menezes - filho do Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia e candidato na lista do PSD/Porto;
- Nuno Encarnação - filho do Presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação, candidato na lista do PSD/Coimbra;
Será isto correcto? Já sei que não é impossível... mas parece-me moralmente reprovável...

sábado, 8 de agosto de 2009

Podia ò chamá-lo?

O humor nacional está mais pobre.


Morreu Raúl Solnado, sem dúvida um dos maiores humoristas portugueses de todos os tempos.


A sua forma de ser cativou sucessivas gerações de portugueses.


Os mais velhos lembram-se concerteza da sua passagem por programas como são os casos do Zip Zip ou então "A visita da Cornélia".

Mas quem não se lembra das suas idas à Guerra de 14/18.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Deficientes


Confesso-vos que já tinha visto muita coisa no que diz respeita à falta do respeito que a generalidade da população tem em relação aos parques de estacionamento para deficientes.


Mas aquilo que a imagem procura retratar é um exagero.
Tudo se passa na Avenida Menéres, em pleno centro de Matosinhos.
A Câmara de Matosinhos resolveu colocar um vaso, esteticamente muito duvidoso, num parque de estacionamento de deficientes.
Poderá o leitor deste blog dizer que o estacionamento começa após o traço contínuo, colocado logo após o dito vaso.
Então... é necessário que a Câmara de Matosinhos mude a sinalização, já que o parque se inicia na zona ocupada pelo dito vaso.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Moniz/TVI


José Eduardo Moniz deixou, ontem, a direcção da TVI.
Segundo ele, esta saída foi no "tempo certo".
Mas que razões objectivas o levaram a tomar esta atitude?
A ver vamos.
Qual será o seu futuro profissional?
O segredo é a "alma do negócio".
Mas de certeza que ele não irá ficar por muito tempo no desemprego.
E já agora quanto à sua esposa, Manuela Moura Guedes, o que vai fazer ela? Será que será ela a mandar na TVI?
Acho que quem vai descansar um pouco (ou talvez não) vai ser o nosso Primeiro-Ministro, José Sócrates.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Em Oeiras...




Uma vez mais os políticos portugueses me surpreenderam.
O Sr. Dr. Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, foi ontem condenado a 7 anos de prisão por diversos crimes.
Vai para a prisão? Para já não... No futuro, ninguém sabe.
Pois claro vai aguardar o resultado do recurso em liberdade.
Enquanto isso, o que ele vai fazer? Continua a ser presidente da autarquia de Oeiras e vai concorrer às próximas eleições autárquicas.
Leis que impeça isto? Não existem...
Bom senso? Os políticos portugueses não devem saber o que é....
Por alguma razão a Dra. Manuela Ferreira Leite disse que este não era o momento indicado para discutir o problema. Pudera.
Claro que o candidato do PS à Câmara de Oeiras, Marcos Perestrelo, disse que Isaltino Morais não devia ser candidato.
Tudo bem, eu até concordo com ele...
Mas como é Sr. Doutor... V. Excia devia explicar porque razão deixou a vice-presidência (ou vai deixar) da Câmara de Lisboa para ser candidato à presidência do Munícipio de Oeiras.
Será que não estaremos perante mais um caso de paraquedismo político?

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Até ao ano











O Festarte 2009 encerrou ontem à noite.

Depois de 10 dias de intensa actividades, eis que chega o fim daquele que muitos consideram o melhor Festival Internacional de Floclore da Área Metropolitana do Porto e quem sabe até do nosso País.


As amizades que se foram criando ficam agora mais distantes, mas na certeza porém de que a passagem por Leça da Palmeira, Matosinhos e por Portugal não ficará esquecida em cada um dos participantes.





As fotos são representativas dos dois últimos dias do Festarte: Festival Internacional de S. Mamede de Infesta e Festival de Encerramento no Parque Basílio Teles, em frente à Câmara de Matosinhos.
Até sempre!
VIVA O FESTARTE 2010!!!

sábado, 1 de agosto de 2009

Mais Festarte 2009











O Festarte está quase a chegar ao fim.
As fotografias retratam o atelier de dança do grupo da Rússia e algumas imagens do programa não oficial do Festival.