domingo, 21 de fevereiro de 2010
Sem palavras...
Na Madeira, uma grande tragédia tinha-se abatido, atingindo todo a principal ilha daquele arquipélago.
As imagens que temos visto através da televisão são, infelizmente, reais.
Um outro aspecto negativo é o facto delas serem constantemente repetidas pelos vários canais da televisão, quer nacionais quer estrangeiros.
Avaliar a real dimensão desta tragédia será, quanto a mim, muito complicado. Além das vidas humanas, as consequências para grande parte dos sobreviventes serão incalculáveis.
Por isso é necessário que todos os Portugueses nos possamos unir em torno de eventuais acções campanhas de recolhas de fundos, de géneros ou de roupas para mandar para a Ilha da Madeira. Afinal não podemos esquecer que aquele também é um pedaço de Portugal!
Se nos unimos para o Haiti, agora a força da união ainda deve ser maior.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Um verdadeiro Nobre...
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Impressões do Encontro Ibérico de Taizé...
Se eu pudesse resumir numa só palavra todos os sentimentos que tudo isto me deixou (o que é naturalmente muito complicado), essa palavra seria MARAVILHOSO.
Como penso que já tinha afirmado foi o meu primeiro contacto com esta comunidade ecuménica sediada em França e que reúne irmãos religiosos de vários pontos do globo. Um deles, David Almeida, é português.
Mas uma coisa vos digo... melhor do que ouvir testemunhos ou ler coisas sobre encontros anteriores é participar num evento deste género.
A simplicidade com que são vividas as celebrações/orações foi uma das coisas que mais me chamou a atenção. Todas as pessoas (sobretudo jovens) se sentam no chão e é também aqui toda a celebração conduzida por um dos elementos da Comunidade de Taizé.
As orações e os cânticos são, no meu entender, bastante simples. Só assim permite que se cante em vários línguas, mesmo o conhecimento seja nulo.
Depois temos o acolhimento dos jovens que vieram das várias dioceses de Portugal e de outras partes do mundo.
À minha família coube a tarefa de acolher o David. Um jovem de Lisboa, escuteiro (caminheiro mais em concrecto).
Apesar das distâncias, quer por ser das cidades diferentes quer pela idade, penso que havia algumas que nos unia. O principal motivo de união foi o desejo de conhecer o movimento de Taizé, já que nenhum dos dois lá tinha ido alguma vez.
Claro que também ajudou o facto de ambos sermos do mesmo clube de futebol FCP (não que isso fosse relevante para este encontro) e a ligação ao escutismo. Já fui escuteiro e como sempre me disseram "Uma vez escuteiro, escuteiro toda a vida".
Espero que sobretudo todos se tenham sentido como se estivessem em vossas casas. Tudo fizemos para que isso acontecesse!
No final deste texto não queria deixar uma palavra de agradecimento a algumas pessoas que tiveram o papel fundamental em tudo isto.
Ao Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, por se ter feito o convite aos jovens (e também aos menos jovens) para participarem.
Ao Irmão Alois, responsável pela Comunidade de Taizé, por ter escolhido o Porto para este encontro.
E por fim ao Padre Almiro Mendes, pároco de Ramalde, por ter incentivado os seus paroquianos a aderirem a este encontro.
Quanto a Taizé, e se tudo correr bem, contem comigo no próximo Verão!
sábado, 13 de fevereiro de 2010
As Fontes de Alegria
Eu serei mais um dos participantes e por isso, até à próxima terça-feira, terei menos tempo para vir aqui postar.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Sol... ou Nuvens
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Nelson Mandela
É sem dúvida uma data que todos devemos lembrar, na medida em que foi graças a ele que o país africano se conseguiu libertar do "terrível" (esta a minha opinião) sistema denominado apartheid.
Passados estes anos, e tendo em conta a já avançada idade, Nelson Mandela luta agora por um dos flagelos do Mundo Actual.
A SIDA é um dos maiores problemas da saúde à escala global e que é particularmente sentida na África do Sul.
Segundo se sabe Nelson Mandela perdeu um neto, vítima dessa mesma doença.
Força, Mandela!
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Sporting
Primeiro foi a derrota contra o glorioso (na minha opinião) Futebol Clube do Porto por 5-2 e, ontem à noite, 4-1 frente ao Benfica.
Este último é, em meu entender, mais grave porque se trata de uma derrota em casa.
E não me venham falar do sistema, nem da arbitragem!
Os resultados, penso eu de que, falam por si.
Para o ano há mais!
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Segurança na Net
sábado, 6 de fevereiro de 2010
ETA...
A suspeita de muitos portugueses teve, nestes últimos dias, a concretização.
A ETA, Organização Separatista do País Basco (Espanha), já se instalaram em Portugal.
Ao que tudo indicada, a escolha recaiu numa casa na zona de Óbidos.
Só uma rápida intervenção das autoridades portuguesas impediram que mais males se pudessem dar, tendo em conta a quantidade de explosivos encontrados na referida moradia.
No entanto, e na minha opinião, não podemos cruzar os braços.
A ETA poder-se-à ter instalado noutra qualquer casa e em qualquer outro ponto do País.
As autoridades portuguesas devem estar atentas a eventuais movimentações.
Depois de terem sido "corridos" de Espanha e França, à ETA não lhe restará outra opção que não seja preparar eventuais ataques a partir de território luso.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Rosa Lobato Faria
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Apelo à calma...
Acrescento eu... que novidade?
Outro aspecto que volta a repetir-se é a causa deste desentendimento... os dinheiros públicos destinados à Ilha da Madeira.
Estou totalmente de acordo com o Governo. Em tempo de crise tem que haver contenção e a Madeira já tem recebido muito dinheiro, quando comparado com os Açores. Não podemos esquecer que a Madeira são 2 ilhas (Madeira e Porto Santo) e o arquipélago açoreano é constituído por 9.
O mesmo é dizer que as verbas deveriam ser proporcionais à área geográfica de cada um dos arquipélagos.
Entendo, por outro lado, a posição do PSD que deve "sofrer" pressões do Dr. Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira.
O mesmo não digo dos restantes partidos que querem aprovar a alteração à Lei das Finanças Regionais.
Todos concordamos que é necessário cortar despesas, mas depois temos isto.
Enfim não compreendo.
Começa a falar-se também numa eventual chantagem do Primeiro-Ministro e do Ministro das Finanças. José Sócrates e Teixeira dos Santos ameaçam demitir-se caso a alteração à Lei de Finanças Locais seja aprovada.
Como diria Pedro Abrunhosa, "É preciso ter calma".