sexta-feira, 17 de julho de 2009

Até quando?


Um velho problema... e uma resposta cada menos adequada.
Falo da doação da sangue por parte dos homosexuais.
Todos os anos, sobretudo no Verão, há falta de sangue para fazer face às necessidades.
No entanto, a Ministra da Saúde reconhece a discriminação.
Dúvidas leiam a notícia que a seguir transcrevo a partir do site do Jornal de Noticias:
Ministério assume exclusão dos homossexuais da dádiva de sangue
IVETE CARNEIRO
O Ministério da Saúde assumiu finalmente, por escrito, que os homossexuais estão excluídos da dádiva de sangue.
Alega que se trata de eliminar dadores com comportamentos de risco e não dada a sua orientação sexual.
O documento do gabinete da ministra de Ana Jorge foi enviado à Presidência do Conselho de Ministros no passado dia 10, em resposta a uma pergunta do deputado do Bloco de Esquerda João Semedo. Na origem da questão estavam "práticas discriminatórias por parte dos serviços de sangue do Hospital de Santo António". E mereceu já o vivo repúdio do SOS Racismo.
A resposta do MS é clara: "A necessidade de garantir que os potenciais dadores não têm comportamentos de risco que, em termos objectivos e cientificamente comprovados, podem constituir uma ameaça à saúde e à vida dos potenciais beneficiários, leva à exclusão dos potenciais dadores masculinos que declarem ter tido relações homossexuais". Mas, garante, não se trata de discriminar "em função da orientação sexual", como fica comprovado "pela circunstância de os homossexuais de sexo feminino poderem ser aceites" como dadores. Em causa está, insiste o gabinete, "um controlo sobre os comportamentos de risco dos dadores".
O argumento científico aduzido é o das "elevadas taxas de prevalência nos homossexuais do sexo masculino de doenças graves transmissíveis pela transfusão de sangue". Daí a dádiva por "homens que têm relações com homens" não ser autorizada "em todos os países da Europa, EUA, Canadá e Austrália". O argumentário é completado com extractos de estudos britânicos sobre o aumento de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo VIH, entre homossexuais.
Para concluir, a resposta do gabinete de Ana Jorge remete para a resolução de 12 de Março de 2008 do Conselho da Europa, que dá "supremacia ao direito à protecção dos doentes que recebem sangue relativamente à vontade de qualquer pessoa em doar sangue". Não só os serviços podem excluir dadores "sem necessidade de explicação", como aceitá-los "com base na avaliação do risco, sustentado por dados epidemiológicos".
O SOS Racismo fala em "discriminação" e põe em causa o "cientificamente comprovado": "A superioridade da raça ariana também estava cientificamente comprovada", lembram os responsáveis da organização de defesa dos direitos humanos, lamentando que a justificação do MS assente "em estatísticas e não em estudos científicos".
Em contrapartida, questiona se não faria mais sentido perguntar aos dadores se têm relações sexuais sem protecção ou usam seringas", esses sim, "actos objectivamente de risco".


2 comentários:

  1. É só disparates, estereótipos e preconceitos nojentos!

    Como se os heterossexuais fossem um modelo a seguir no seu comportamento sexual!

    Isto dum político não me admira tanto como dito por uma médica!

    Parece que a política no feminino não faz grande diferença quando a única coisa que fazem é imitar os maus exemplos

    Ou a senhora não sabe que a SIDA não é uma doença de homossexuais… ou ignora o número de mulheres (e vice versa)que apanharam SIDA com os próprios maridos… e ess@s para a senhora ministra podem dar sangue… a ignorância e o preconceito deveria pagar imposto!

    A ILGA deveria levar isto a tribunal!

    ResponderEliminar
  2. DE facto é caso de tribunal. Não deixa de ser abjecta a posição assumida. Não satisfeita em discriminar um grupo de pessoas em função da sua orientação sexual, dentro do mesmo grupo ainda descrimina em função do género, só porque lhe apetece. A ignorÃncia não conhece limites.

    ResponderEliminar